sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nova York é esquerda caviar (R.Constantino)

A grande imprensa está em polvorosa com a vitória avassaladora do progressista De Blasio para a prefeitura de Nova York, após 20 anos de governo Republicano. À exceção da The Economist e mais um ou outro veículo, os demais encaram essa vitória como algo bem alvissareiro.
Giulliani e Bloomberg fizeram governos razoáveis, apesar da inclinação paternalista deste último. Mas agora os nova-iorquinos resolveram dar uma chance aos Democratas novamente. Para presidente já votam na esquerda há décadas. Só que prefeitura é trabalho mais prosaico, é bom lembrar. Não é para “salvar o planeta” ou trazer a “paz mundial”.
O histórico esquerdista não é bom nessa área – como em todas as demais. Detroit que o diga! Antes de Giulliani, Nova York era outro lugar. Quem a freqüentava na década de 1970 sabe que era um perigo andar pelo Central Park ou pegar um metrô. Até a tolerância zero começar…
Agora, Di Blasio quer adotar a visão progressista de mundo lá (ainda mais). Quer taxar os mais ricos, quer aumentar a tolerância com os intolerantes, quer garantir moradias acessíveis contra a especulação imobiliária. S.O.S.
Aguardemos no local. Mas aceito pegar uma aposta de que, ao término de seu mandato, as coisas não estarão melhores em termos relativos aos demais estados, especialmente aqueles sob gestão menos progressista. Alguém topa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário