sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A Banânia cada vez pior. Ou:"Dilma: a presidente das maiores taxas de juros do mundo!"(RC)

O Copom subiu a taxa Selic para 10% na reunião de ontem. O Brasil é o país com a maior taxa de juros real do planeta. Mais uma bandeira criada pelo PT que se prova apenas um mito. A eficiente gestora, a faxineira ética e a corajosa que derrubava os juros na marra: tudo engodo maquinado pelo marqueteiro do governo.
Quando a presidente Dilma comprou essa briga com os bancos, atropelou a independência do Banco Central e impôs a queda artificial na taxa de juros, fui um dos que criticaram esse populismo irresponsável. Alertei, na época, que o barato sai caro, e que a visão míope cobraria um preço alto depois. Cá estamos nós.
Taxa Selic. Fonte: GLOBO
A taxa de juros é um preço como tantos outros no mercado, e um dos mais importantes (pressupõe-se que o custo do capital tem alguma relevância no capitalismo). Não se brinca com ele impunemente. Ao jogar a Selic para baixo por decreto, isso irá produzir mais inflação.
O governo Dilma não fez uma única reforma estrutural importante, que reduzisse o “custo Brasil”. Apelou para malabarismos contábeis que destruíram a imagem do governo. Usou o BC como instrumento político, o que arrasou com sua fundamental credibilidade. E encarou o topo da meta de inflação como a verdadeira meta, o que foi incorporado pelo mercado.
Como os gastos públicos só sobem, apesar do discurso oficial de uso anticíclico para combater a “crise”, e os investimentos não vêm em peso, pela desconfiança geral produzida pelo excesso de intervencionismo, o único instrumento que resta para conter a inflação é a taxa de juros.
Sendo 2014 ano eleitoral, e esta sendo a única obsessão do PT, o governo precisou agir. Por isso a taxa de juros já voltou ao patamar de 10%, enquanto outros países emergentes podem praticar taxas bem menores. É o preço que o governo paga por seus erros passados.
Ainda assim é pouco, apesar da choradeira da Fiesp. Esse nível de taxa de juros não será suficiente para levar a inflação para a meta de 4,5%, um patamar já elevado para padrões mundiais. Dilma é a presidente das maiores taxas de juros do mundo!
Fonte: GLOBO
Taxa de juros real. Fonte: GLOBO
Não obstante, também é a presidente com uma dos menores taxas de crescimento econômico, e uma das mais altas taxas de inflação. Tudo resultado da incompetência e do viés ideológico de sua equipe. É mole ou quer mais 4 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário