quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Humor nos tempos modernos. OU:"Para provar o Princípio da demanda efetiva, Paul Krugman pula do segundo andar...(joselitomuller)"

No mundo acadêmico, existe um acirrado debate entre keynesianos e economistas reacionários que acreditam ser impossível consumir mais do que se produz. Segundo a linha keynesiana, o meio mais eficaz de se aumentar a poupança de um país é gastando dinheiro, visto que o investimento gera poupança. A ideia, que seria análoga a um moto perpétuo na física, foi batizada pelos keynesianos de ” princípio da demanda efetiva “.
eacionários, por outro lado, acreditam ser necessário cortar gastos caso se deseje aumentar a poupança de um país.
Para encerrar o debate, e provar definitivamente o ” princípio da demanda efetiva “, o economista Paul Krugman pulou do segundo andar de sua casa e tentou voar puxando o próprio cabelo para cima.
Nosso jornalismo destemido falou com sua vizinha, Janet Willers, que estava próxima no momento do acidente: ” Foi um susto muito grande. Estava regando as plantas quando ouvi um grito e um estrondo. Por sorte foi só uma perna quebrada, experimentos científicos podem ser muito perigosos. Paul é um vizinho muito querido e esperamos que ele logo esteja bem. ”
O chefe dos paramédicos, Gregory Anderson, tambem falou a respeito: ” Não é o primeiro acidente que tivemos com experimentos feitos por keynesianos. Mês passado um jovem tentou criar um gerador de energia movido a pilha. Felizmente ninguém se feriu no incendio. ”
Nossa equipe conversou com o economista keynesiano Josias Josiel Jeová, que explicou tecnicamente o  que deu errado no inusitado experimento de Krugman :
” Infelizmente a física  foi dominada por um determinismo matemático obsessivo desde o reacionário Newton. Seus seguidores aplicam leis de maneira dogmática, ignorando completamente o contexto histórico e social. A gravidade, que não gosto de chamar de lei, não explica tudo. Basta observarmos o carro dos Flintstones, que se movia sem nenhum combustível externo, para vermos que essas supostas ” leis ” não são assim tão rígidas. Físicos e economistas reacionários seguem seus dogmas matemáticos pela mesma razão : não querem que pobres andem de avião “
O médico que cuidou de Krugman, Eric Chalmers, nos concedeu uma entrevista: ” Paul Krugman está bem, apenas fraturou a perna. Infelizmente não está podendo falar com a imprensa devido ao efeito do anestésico. Ele está discorrendo sobre alienígenas e cantarolando o tema de Star Wars. Gostaria de tranquilizar a todos, falta muito para o longo prazo ” – brincou o médico.
Nosso jornalismo destemido está de prontidão para quaisquer novos eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário