terça-feira, 14 de janeiro de 2014

An alarming map of the 17 countries with possible housing bubbles – The Washington Post

Um mapa alarmante dos 17 países com potenciais Bolhas Imobiliárias.
housing-bubbles
Os 17 países identificados como tendo potencialmente Bolhas Imobiliárias.
O economista Nouriel Roubini está alertando que 11 países estão mostrando indicios de potenciais Bolhas Imobiliária – uma perspectiva alarmante para a economia global, que ainda está se recuperando dos efeitos do estouro das Bolhas Imobiliárias dos Estados Unidos e de outros países. Ele identifica ainda outros seis países com indícios de Bolhas Imobiliárias em seus maiores centros urbanos.
Os 17 países com possívies Bolhas Imobiliárias são mapeados acima em vermelho. Os países em vermelho-claro tem Bolhas Imobiliárias localizadas apenas nos seus centros urbanos. Você vai notar que este mapa inclui países muito ricos como a Suíça e a Noruega junto com enormes economias emergentes como a Índia e Indonésia. Talvez o mais alarmante, se menos surpreendente, Roubini junta-se ao crescente coro de economistas avisando que o mercado de habitação da China está perigosamente super-inflado. (Ele aponta a China continental, bem como Hong Kong).
Aqui está a lista dos países identificados como tendo potenciais Bolhas Imobiliárias, de oeste para o leste: Canadá, França, Suíça, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia, Israel, China (continental mais Hong Kong), Singapura, Austrália e Nova Zelândia. E os países com Bolhas Imobiliárias em seus grandes centros urbanos, de oeste para o leste: Brasil, Reino Unido (apenas Londres), Turquia, Índia e Indonésia.  Nota#1
O colega de blog (do Post),  Neil Irwin explica o que está acontecendo:
“As principais economias têm crescido lentamente. No entanto com baixas taxas de juros e ação agressiva dos seus bancos centrais em todo o mundo, há uma gigantesca quantidade de dinheiro que tem que ir para algum lugar. Nesses destinos, esse dinheiro nao é usado em  investimentos  produtivos como por exemplo novas fábricas. Essa avalanche de dinheiro supre essa populacoes, isso sim, com credito barato, que por sua vez é usado para inflar os precos dos imoveis  existentes nas suas cidades, de Estocolmo (Suécia) até Sidney (Australia)”. Nota#2
Se essas Bolhas Imobiliárias nesses paises vierem a se confirmar, e se essas Bolhas estourarem, Neil nos adverte que esse estouro pode ser pior do que o da última vez. Muito pior
“Talvez o mais assustador disso, se Roubini estiver certo, é que se essas Bolhas estourarem, os agentes reguladores (dos respectivos bancos centrais) não terao disponiveis as ferramentas que eles tiveram em 2008 para amortecer o estouro da Bolha. Em particular, os bancos centrais no mundo, não tem muita (quase nenhuma) margem para diminuir ainda mais as suas taxas de juros.”
Esperamos que estas economias sejam capazes de neutralizar essas potenciais Bolhas antes de suas explosoes.  A China tem certamente tentado, com sucesso decididamente mistos.
Max Fisher é o blogueiro do Washington Post responsável por Relações Exteriores.. Ele é formado em Estudos de Segurança pela Universidade Johns Hopkins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário