terça-feira, 8 de setembro de 2015

MARXISTA, FABIANO E PROGRESSISTA, LOGO UM ESQUERDISTA. OU:"FHC, o grande morde e assopra do petismo" (Reaçonaria)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu uma entrevista ao Estadão. Nela, deu vazão para as obviedades de sempre: manteve as cautelas e o mesmo discurso ambíguo de quem pode “manter a coerência” seja qual for o desfecho.
Como se trata de FHC, nosso “príncipe da sociologia”, algumas declarações não causam surpresa. É o nosso grande morde e assopra do petismo. O intelectual progressista que adoraria ter sido fundador do PT, mas que acabou fazendo política com a turma do Franco Montoro.
Trechos da entrevista:
Defesa e reabilitação política de Lula
“O Lula tem idade para poder aspirar voltar ao poder, voltar a governar.”
Não existem motivos para o impeachment de Dilma
“Dilma provavelmente não acha que está num beco sem saída, e eu também acho que ela ainda não está (…) Não está clara responsabilidade moral de quem está dirigindo nos malfeitos.”
A vontade popular pelo impeachment de Dilma é apenas “periférica”
Entendo que a população queira tirar a Dilma. Tudo bem, mas é um sentimento periférico, mas e depois? E as instituições? Qual é a base para se tirar? Não pode.
Defesa do PT
“eu não acho que seja saudável esse antipetismo irracional. Nem é o que eu faço. Acho que tem que fazer uma análise, mas não criar ‘o PT é o demônio’. Não, errou aqui ou ali, no meu julgamento. O PT tem um germe de hegemonia que eu acho que é ruim: ‘eu mando, você obedece’. E a democracia não é isso: eu mando hoje e amanhã eu obedeço.”
Atualização:
Mais tarde, no mesmo dia, saiu uma entrevista de FHC em O Globo em que o ex-presidente declarou a seguinte pérola:
“Os petistas aceitaram a democracia, mas uma democracia sob hegemonia, não aceitando o outro, só quando o outro se submete.”

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “Prisoner of PT”

Nenhum comentário:

Postar um comentário