quarta-feira, 11 de março de 2015

TUCANOS,NÃO SÃO CONFIAVÉIS, precisamos de uma OPOSIÇÃO VERDADEIRA. Ou:"Impeachment não está na agenda do PSDB, diz Aécio Neves"(G1)

Aécio Neves se reuniu com dirigentes do PSDB e líderes oposicionistas na Câmara dos Deputados (Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo)Aécio Neves, em imagem de arquivo
(Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo)
O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), afirmou nesta quarta-feira (11) que o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff "não está na agenda do PSDB".
O tucano participou de reunião com a Executiva Nacional da legenda, em Brasília. Após a reunião, o partido divulgou nota em que manifesta "irrestrito apoio" aos protestos contra o governo de Dilma.
"Nós não proibimos e nem estamos proibidos de dizer a palavra impeachment, ela apenas não está na agenda do PSDB", afirmou Aécio. "Agora, desconhecer que setores da sociedade defendem essa tese, é desconhecer a realidade. Mas essa não é a agenda, neste momento, do PSDB."
"O que nós combatemos é o estelionato eleitoral. Um governo que agora toma medidas absolutamente no campo oposto daquelas que defendia durante a campanha eleitoral", ressaltou o senador.
No último domingo, durante pronunciamento de Dilma Rousseff em cadeia nacional de rádio e televisão, protestos com gritos, vaias, panelas batendo e buzinas foram realizados em algumas cidades do país, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Cuiabá, Goiânia, Vitória e Vila Velha. O "panelaço" registrado nessas cidades foi uma resposta à convocação para protestos durante a fala de Dilma que circulou no domingo nas redes sociais
Ao comentar o "panelaço" e as manifestações previstas para o próximo domingo (15) em diversas cidades, Aécio disse que os protestos estão sendo organizados "de forma apartidária por vários setores da sociedade brasileira."
Após o protesto, o PT divulgou texto em que o secretário de comunicação do partido, José Américo Dias, e o vice-presidente e coordenador das redes sociais da legenda, Alberto Cantalice, disseram que os vídeos que convocaram o "panelaço" indicam que a mobilização foi financiada pela oposição.
"Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização", afirmou José Américo. "Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores."
Aécio também aproveitou a ocasião para criticar "setores da vida nacional" que, segundo Aécio, querem dizer "apenas por interesses partidários sobre o que se pode ou não protestar".
"O Brasil vive no pleno estado de direito e o PSDB estará ao lado de milhares de brasileiros em todas as regiões do país com seus militantes, simpatizantes, com várias das seus lideranças participando dessa manifestação", afirmou.
"Nós rejeitamos vigorosamente essa patrulha de setores do PT que chegam ao cúmulo do ridículo de dizer que o 'panelaço' havido no último domingo foi patrocinado pelas oposições. Nem que nós tivessemos um credito ilimitado [...] nós não conseguiriamos comprar tanta panela para atender tantos brasileiros", ressaltou Aécio Neves.
Apesar de declarar apoio às manifestações, o tucano disse que não participará de nenhuma ação de rua no domingo. Segundo Aécio, a opção por não participar dos protestos foi feita "para não dar força a esse discurso de que estamos vivendo um terceiro turno no Brasil."
"O fato de eu ter disputados as eleições com a presidente Dilma Rousseff pode fortalecer esse discurso que não é verdadeiro. Então nós estamos estimulando que os nossos companheiros estejam participando da forma como acharem mais adequada. [...] Mas para não caracterizar esse movimento como algo partidário, o PSDB estará nas ruas atraves dos seus militantes mas sem a presença institucional do seu presidente", concluiu o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário