quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O CRECI-SP mostrando a explosão da bolha imobiliária – CA



Saiu hoje (finalmente!) o relatório do CRECI SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – São Paulo) que contém os resultados do segmento imobiliário em Agosto/2014. Este relatório, junto com o de Julho/2014, demonstra claramente a explosão da bolha imobiliária em São Paulo!
Vejamos abaixo, o link para o original deste relatório e um trecho extraído do mesmo:
http://www.crecisp.gov.br/arquivos/pesquisas/capital/2014/pesquisa_capital_agosto_2014.pdf
graph
Conclusão da pesquisa do CRECI SP com mais de 300 imobiliárias em São Paulo:
Participação dos bancos privados (incluindo Banco do Brasil), no total de vendas de imóveis usados em Agosto/2014 em São Paulo (Capital):
0% = ZERO POR CENTO!
Se isto não foi uma enorme fuga dos bancos privados por medo da bolha imobiliária, o que aconteceu então?
Agora, outros dois pontos, bastante emblemáticos quanto a explosão da bolha imobiliária em São Paulo:
Vendas de imóveis usados em São Paulo (Capital) em Agosto/2014:
643 imóveis vendidos = as piores vendas de imóveis usados em São Paulo (Capital) em TODOS OS TEMPOS !
A queda nas vendas de Agosto/2014 comparada a Agosto/2013 foi superior a 70%!
No acumulado de Janeiro a Agosto/2014 comparado a mesmo período de 2.013, a queda foi de 28,21%!
PREÇO DO M2 NAS VENDAS DE IMÓVEIS USADOS EM SÃO PAULO, APURADO POR PESQUISA DO CRECI SP COM LINK MAIS ACIMA:
Segue um outro trecho do relatório do CRECI SP, que consta na primeira página do mesmo:
Em Agosto, especificamente, Viana Neto ressalta que nem a queda de 11,28% nos preços médios do metro quadrado dos imóveis vendidos pelas imobiliárias foi capaz de animar os compradores.”
RESSALTO: em julho/2014, o preço do M2 já havia caído mais de 6%, segundo a própria pesquisa do CRECI SP!
Observem que tivemos as piores vendas de imóveis usados em todos os tempos na cidade de São Paulo, apesar de uma queda de mais de 6% nos preços em Julho/2014 e uma nova queda de mais de 11% nos preços em Agosto/2014! As quedas em dois meses seguidos, se somadas, equivaleram a queda de preços nos EUA durante a explosão da bolha de lá, em um dos anos que tiveram quedas sensíveis nos preços. Tudo isto, junto com a FUGA dos bancos particulares que visualizando a bolha imobiliária em São Paulo resolveram diminuir seus riscos
Enquanto isto, o segmento imobiliário tenta a todo custo omitir as informações acima e fazer com que as pessoas acreditem no índice de preços anunciados do FIPE ZAP. Reitero: a pesquisa acima foi feita pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis e se baseia nos preços negociados, reais, que foram apurados pelas próprias imobiliárias que intermediaram as transações de compra e venda, ou seja, não tem nenhuma relação com o delírio daqueles que sempre anunciam aumentos de preços sem nunca conseguirem vender, que é o caso do FIPE ZAP.
É importante ressaltar ainda, que está situação crítica já vem ocorrendo há muito tempo e temos ainda diversas outras evidências sobre a explosão da bolha imobiliária em São Paulo. Recomendo leitura do trabalho publicado recentemente neste site sobre o “Raio-X da Bolha Imobiliária em São Paulo” para mais detalhes a este respeito. Vejam ainda o tópico anterior a este e também recente sobre os resultados de vendas de imóveis novos em São Paulo em Outubro/2014 e o estoque neste mês, que foi o último com pesquisa publicada pelo SECOVI SP (Sindicato das Construtoras), que é recorde histórico também.
As evidências sobre a explosão da bolha imobiliária em São Paulo estão aí para quem quiser ver, são os dados de pesquisas do próprio segmento imobiliário que demonstram isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário