Pois é. Seria coincidência demais para ser verdade. Ocorre que a imagem acima é uma montagem. A original é esta aqui, ó.
A personagem que está na camiseta do “companheiro” é “João Ferrador”, uma personagem criada pelo jornal “Tribuna Metalúrgica”, em 1972, no então Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, para simbolizar as reivindicações dos trabalhadores.
Em 1972, Lula era primeiro-secretário do sindicato e integrava o grupo que não queria papo com a esquerda. Os comunistas acusavam a patota à qual ele pertencia de ligações com o SNI (Serviço Nacional de Informações).
Lula só se tornou presidente da entidade em 1975. E, reitero, sem querer papo com os comunas. Ainda em 1979, numa entrevista à revista Playboy, ele esculhambou os estudantes de esquerda que se metiam com os sindicalistas — eu, por exemplo (risos). Já naquele tempo, eu não ia com a cara dele… Aliás, nessa entrevista de 1979, ele disse as figuras políticas que ele admirava: Hitler, Aiatolá Khomeini, Mao Tse-Tung, Fidel Castro… Revela ainda sua iniciação sexual com os bichos e diz que “pegava” as viúvas dos companheiros que iam resolver suas pendências previdenciárias no sindicato. O sujeito só sobreviveu politicamente porque e uma criação da imprensa — que hoje ele adoraria censurar.
Mas volto ao ponto. Quando Lula se aproxima da esquerda — especialmente da esquerda católica —, o João Ferrador deixa de ser apenas o símbolo da reivindicação trabalhista e passa a assumir um sotaque também político. Na camiseta de Lula, o balãozinho diz o seguinte: “Hoje eu não tou bom”. A foto é de 1982. Nesse tempo, ele já era o chefão do PT e continuava a liderar greves. Já começava a mistura insana de carne com leite. E o resto é história.
Nota para encerrar. Há, além da história, a sociologia. No fim da década de 70, um sindicalista barbudo jamais andaria com uma personagem de Walt Disney na camiseta. Além de não pertencer à cultura média operária, não seria considerado, digamos, “macho” o bastante.
Tudo esclarecido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário